segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O dia após o Congresso Regional 2014

Uma vez eu era um hatter, reclamava de tudo e mais um pouco. Dai me convidaram para ajudar e participar. Dai com o tempo fui crescendo, em idade, em ideias, em participação, em trabalho, amadurecendo. Em vez de reclamar, era - e continua sendo - melhor colocar a mão na massa e fazer parte das mudanças e dos processos de criação, organização, opinião. Então nesse final de semana cheguei no 5º Fórum, Congresso e Assembleia Regional que tive oportunidade de participar. Em 2010 eu era o sênior (sim, como sênior) perdido e sozinho, e a cada ano que passava a missão era levar cada vez mais pessoal de Caxias, principalmente jovens. Em 2014 tivemos o maior número de participantes jovens em um evento do tipo, de Caxias e também da Região do Rio Grande do Sul. Alguns como delegados, outros que foram eleitos delegados, mas que infelizmente não puderam cumprir com a sua função. Uma renovação e participação sensacional para o escotismo gaúcho e brasileiro. Claro que nessa edição em especial tiveram algumas questões de custo, distância, período, que podem em alguns casos não ter permitido numero maior de participantes. Enfim, mais do que a participação nos outros quatro Congressos, creio que esse em especial foi o mais importante e que representou uma grande mudança na forma de fazer escotismo, e de interesse na participação do jovem na Região, mas principalmente no Distrito e na vida de Grupo.

Esse foi o Congresso que menos vi acontecer bem na verdade, envolvido com a Equipe de Comunicação Regional auxiliando na cobertura e na transmissão dos eventos, quase não deu para ter uma pausa ou ver o que estava sendo divulgado em cada palestra. Nessa minha nova fase no escotismo, sem um Grupo todo sábado, ver o escotismo crescendo, profissionalizando-se, melhorando suas ideias, a pratica de fazer a diferença na sociedade, mas acima de tudo, pensando e desenvolvendo cada vez mais e melhores atividades para cada jovem desde o lobinho até o pioneiro, e ver 350 adultos interessados em aprender mais, conhecer mais e voltar para o seu Grupo querendo mais, esse também foi outro resultado muito gratificante de ajudar a fazer e estar presente no Congresso.

Em setembro do ano passado, quando tive oportunidade de participar da Conferência Interamericana em Buenos Aires, no Fórum de Jovens foi bastante falado de que “o incentivo a participação juvenil é uma das tarefas mais importantes do escotismo”. E o incentivo está sendo feito no escotismo brasileiro, ele vêm aumentando, as formas de comunicação e interação ajudam nesse processo. Porém, muita coisa depende ainda mais do que o interesse do jovem, é ele saber que tem esse espaço para participar, e os responsáveis por isso abrirem o espaço ou os canais de relacionamento para tal, o que infelizmente não acontece em todos os níveis.

Ao voltar desse Congresso voltamos todos com aquele espírito de que “estamos fazendo o escotismo que queremos”, frase que automaticamente remete a atual Diretoria do Rio Grande do Sul, que tem entre suas características principais, a participação do jovem. Esse ano foram 12 da Serra, que no ano que vem sejam 24. Esse ano havia aproximadamente 80 participantes no Fórum de Jovens, que no próximo ano esse número chegue ao dobro. Esse ano foram eleitos de 11 delegados do RS para Assembleia Nacional seis jovens, que no próximo ano aumente. Esse ano foram 350 jovens e adultos presentes no Congresso, que cada vez aumente mais. Esse ano somos em 10.679 escoteiros em todo o estado, e que com cada vez mais jovens e adultos preparados, que é o objetivo de um Congresso, e trabalhando juntos, possamos crescer cada vez mais.

Ao final do primeiro evento do ano não sei muito o que falar. Apenas que ver essa foto e as pessoas que aparecem, e pensar que cada vez mais a quantidade e qualidade de pessoas participando, é o que vai garantir o crescimento do escotismo e a certeza de que estamos fazendo bem a nossa parte. Como disse uma das pessoas da foto ao final da sua primeira Assembleia "cara, agora eu tive noção de que nós somos o futuro do escotismo e que temos muito trabalho pela frente". Pois é, bastante trabalho pela frente, com muitas atividades, e pensando em como melhorar cada vez mais para cada lobinho, escoteiro, senior, pioneiro que for chegando em cada Grupo querendo saber mais sobre essa tal história de ser escoteiro e ajudar a construir um mundo melhor.  Um bom início de ano escoteiro SAPS!

Gabriel Rodrigues
Foto: Áquila Paz da Rosa