terça-feira, 11 de setembro de 2012

Escotismo e o Futebol

Escotismo não se faz só dentro do grupo nos sábados a tarde. Escotismo é um estilo de vida. Algo que, se realmente faz parte do caráter de uma pessoa, significa que é realmente importante para a sua vida. O escoteiro se dedica ao máximo por sua patrulha, tem orgulho da sua tropa, ama seu grupo. Usa o lenço do grupo assim como o torcedor mais fanático de um time de futebol usa a camisa do time. O escoteiro de verdade é aquele que não consegue imaginar a sua vida sem o escotismo. É a pessoa que não sabe como seria viver um dia após o outro sem tudo o que aprendeu no Movimento.

Movimento Escoteiro é um lugar onde a pessoa cresce sem que perceba as mudanças que sofre. Essas mudanças, sempre positivas, só serão notadas quando o próprio escoteiro se perguntar: "O que estou fazendo aqui?" A questão não é se você é um bom ou um mal escoteiro, mas se você realmente serve para ser escoteiro. Ninguém nasce escoteiro, é a maneira com a qual você vivencia e valoriza o escotismo que vai tornar você o escoteiro que você é. Ou seja, o escoteiro que você é vai dizer o escotismo que você tem.

Espiríto Escoteiro é um termo que explica-se por si só. É ter dentro de si uma inspiração, uma motivação, que você nunca saberá colocar em palavras, que faz com que você mesmo no pior de seus dias lembre-se que o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. Se você nunca largou uma lágrima, por tristeza ou alegria, nunca riu de verdade em um acampamento - tudo isso por motivos realmente escoteiros - não vê seu companheito de patrulha como irmão, então é a hora de rever seus conceitos sobre o que é ser escoteiro.

Futebol no V Jamboree Nacional
Mesmo não gostando de futebol gosto de comparar o Movimento Escoteiro com o Futebol. Os times são os grupos, tropas, patrulhas. Os jogadores e a torcida são os escoteiros. A camisa do time é o uniforme escoteiro. Os chefes são os técnicos. Os monitores são os capitães dos times. Cada um tem sua sede/estadio, seu orgulho, sua obrigação em tentar fazer o seu melhor possivel. Assim como vemos na TV as pessoas agarradas à grade do estádio, beijando a camisa do time, e gritando até a última gota de suor o grito de seu time, assim são os escoteiros. Esses que motivados pelo espiríto escoteiro se agarram até o último tufo de grama no Buldogue para ver sua patrulha vencer, honram o lenço que usam com tanto orgulho e gritam até ficarem roucos que ser sênior hey hey é que é bacana, ser sênior hey hey é que é legal.

O escoteiro não é aquele que no sábado coloca o uniforme vai para a atividade e no que ela termina volta para casa como se nada tivesse acontecido. É como o aluno que vai para a aula e não estuda. O que acontece com esse aluno? Ele normalmente reprova e perde um ano de sua vida. É também assim no escotismo. Se é para ser escoteiro apenas da boca pra fora e não fazer diferença dentro de seu grupo então, novamente, é melhor você rever seus conceitos sobre o escotismo.

O escoteiro de verdade é aquele que diz com orgulho: "Sim, eu sou escoteiro!" Que conversa na frente de todo mundo sobre escotismo e gosta disso. Ninguém é meio escoteiro, se for então é aquela pessoa que não faz falta na patrulha. Assim como ninguém é meio gremista e meio colorado, com certeza nenhum lado vai te aceitar nessa situação. A não ser que você tenha uma dupla personalidade durante um Gre-Nal... Imagina que interessante seria se em todas as rodas de conversa onde se fala sobre futebol as pessoas falassem sobre escotismo.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ridicularizando o Escotismo, sim ou não?

Esse senhor do lado é Lineu, avô de Florianinho, pai de Tuco e marido de Nenê. Ele faz parte da série "A Grande Família", que atualmente passa todas as quintas-feiras a noite no principal canal aberto de televisão do Brasil, a Globo, desde março de 2001. Uma das produções há mais tempo na TV. A série é uma nova versão de "A Grande Família" que estreou em 1972, durando até 1975, também na Globo. Em maio desse ano a série alcançava 26 pontos de audiência, o equivalente há 60 mil domicílios ligados na região metropolitana de São Paulo. (Fonte) Considere a cada domicílio quatro pessoas, são, no mínimo, 240 mil pessoas assistindo TV, ou seja, quatro vezes mais o número de escoteiros em todo o Brasil!

Em resumo, eles estão há mais de dez anos na televisão brasileira, fazendo muito sucesso e, pelo que podemos ver na foto ao lado, Lineu foi escoteiro. Em um seriado que conta a história de uma família muito unida, mas também muito ouriçada, relembrar o passado dos personagens é sempre um bom roteiro. E foi isso que Claudia Jouvin, Mariana Mesquita e Mauro Wilson, os redatores desse episódio, fizeram com o passado escoteiro de Lineu. Leia a sinopse do episódio abaixo:

No episódio de A Grande Família previsto para ser exibido na quinta-feira, dia 30, Florianinho (Vinícius Moreno) vai ter que abandonar o mundo virtual para enveredar pela natureza. Ao passar o final de semana na casa de Lineu (Marco Nanini), imerso no ambiente virtual dos jogos, o menino deixa o avô frustrado com a falta de contato com a natureza no cotidiano do neto. Por isso, o patriarca e ex-escoteiro decide levar a família para um acampamento. Após muito relutar, Florianinho, Nenê (Marieta Severo) e Tuco (Lúcio Mauro Filho) o acompanham ao camping, que se torna uma verdadeira aventura.

Infelizmente não consegui postar os vídeos aqui, portanto antes de continuar a leitura assista-os no site da Globo.

Com acessórios na mochila, ele deixa todos surpresos com a novidade


Após jogar fora o celular de Tuco, ele tenta mostrar o lado bom da viagem


Enfim, sobre o tema do Post, "Ridicularizando o Escotismo, sim ou não?". Tem quem goste quando escoteiros são lembrados em programas de TV, e tem quem não curte. Um exemplo disso é o Tumblr "Um Escoteiro Quando" (recomendo ver o Tumblr inteiro, todos vão se identificar) que fez a publicação:


Presenciando hoje mais uma vez a ridicularização do movimento escoteiro pela mídia, pensei imediatamento no tumblr e acho que não podia faltar um post sobre isso e resolvi vir aqui sugerir, nem sei se você aceita isso, mas vale a tentativa !rs …vejo mais um programa ridicularizando a imagem dos escoteiros #agrandefamilia

Então, eu em nenhum momento achei que foi ridículo o episódio, muito pelo contrário, mostrou o escotismo como uma forma de tirar os jovens da frente da tecnologia e aproveitarem a vida junto à natureza. O texto em nenhum momento fala algo errado dos escoteiros (como volta e meia acontece em matérias de todos os tipos), e ainda exalta tradições como "Uma vez Escoteiro, sempre Escoteiro", "O Escoteiro deve estar Sempre Alerta", e o uso dos materiais de acampamento.

No primeiro vídeo, atenção para o diálogo:
Nenê: Você está levando a gente pra um lugar que a gente pode se perder, que não tem água pra beber, e quando escurece aparece bicho?
Lineu: Não é legal? Eu ofereço a vocês uma aventura! E vocês preferem ficar em casa? Eu ofereço a vocês momentos inesquecíveis, nós quatro sentados ao redor da fogueira, olhando o céu estrelado, ar puro e eu tocando meu violão.

No segundo vídeo, atenção para o diálogo:
Lineu: Amanhã nós vamos acordar às sete para fazer uma trilha pela floresta, depois ai pelas dez horas um banho de cachoeira para relaxar as tensões e depois, o melhor de tudo, nós vamos pescar o nosso almoço.
Florianinho: Sem comida e tecnologia vamos fazer o que?
Lineu: Uma coisa divertidíssima! (e começa a tocar violão dentro da barraca)

Claro, pode passar a imagem de que escotismo é "ecochato",  não dá para fazer xixi (Nenê dentro da barraca), que as pessoas vão ser atacadas por mosquitos e que acampamento abaixo de chuva não vale a pena (e todos sabemos que isso não é verdade). Enfim, na minha opinião isso não foi ridicularização, foi uma forma incrível de mídia espontânea (leia mais aqui e aqui), não esperada por ninguém, e que foi muito boa e bem vinda. Afinal, quando foi a última vez que o escotismo apareceu em rede nacional em uma série com uma década de história e conhecida por todos os brasileiros? Não é sempre que temos essa vitrine.

E se houver uma forma melhor de divulgar o porque de sermos escoteiros, nada melhor do que o Lineu explicou. #eusouescoteiropq é uma aventura, são momentos inesquecíveis, sentado ao redor da fogueira, olhando o céu estrelado e ao ar puro tocando violão, é uma coisa divertidíssima

Em resumo, se acho que foi ridicularização do escotismo? Não. Ridicularização é o que você pode ouvir abaixo (cuidado, faz mal aos ouvidos). É uma gravação do Programa Pretinho Básico, um dos mais ouvidos no Rio Grande do Sul, transmitido pela Rádio Atlântida. Segue o mesmo estilo do Pânico da Jovem Pan (mais conhecido no Brasil todo). O que foi lido no Pretinho, da forma que foi lido, isso sim foi ridicularização. Uma vez que o programa tem uma produção, que escolheu o email a ser lido, e talvez pela pessoa que o leu ou já fosse pensado desde o início, acabou denegrindo a imagem dos escoteiros ao invés de ser a defesa, objetivo original do email do ouvinte. Triste, chato, irritante, foi por isso que nunca mais ouvi o programa...




Sobre o episódio da Grande Família, esse foi muito bom, e sinceramente, aguardo novos episódios do Lineu contando sobre seus tempos de escoteiro. E você, o que achou do episódio? Deixe seu comentário e curta o #eusouescoteiropq no facebook! :)