terça-feira, 11 de setembro de 2012

Escotismo e o Futebol

Escotismo não se faz só dentro do grupo nos sábados a tarde. Escotismo é um estilo de vida. Algo que, se realmente faz parte do caráter de uma pessoa, significa que é realmente importante para a sua vida. O escoteiro se dedica ao máximo por sua patrulha, tem orgulho da sua tropa, ama seu grupo. Usa o lenço do grupo assim como o torcedor mais fanático de um time de futebol usa a camisa do time. O escoteiro de verdade é aquele que não consegue imaginar a sua vida sem o escotismo. É a pessoa que não sabe como seria viver um dia após o outro sem tudo o que aprendeu no Movimento.

Movimento Escoteiro é um lugar onde a pessoa cresce sem que perceba as mudanças que sofre. Essas mudanças, sempre positivas, só serão notadas quando o próprio escoteiro se perguntar: "O que estou fazendo aqui?" A questão não é se você é um bom ou um mal escoteiro, mas se você realmente serve para ser escoteiro. Ninguém nasce escoteiro, é a maneira com a qual você vivencia e valoriza o escotismo que vai tornar você o escoteiro que você é. Ou seja, o escoteiro que você é vai dizer o escotismo que você tem.

Espiríto Escoteiro é um termo que explica-se por si só. É ter dentro de si uma inspiração, uma motivação, que você nunca saberá colocar em palavras, que faz com que você mesmo no pior de seus dias lembre-se que o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. Se você nunca largou uma lágrima, por tristeza ou alegria, nunca riu de verdade em um acampamento - tudo isso por motivos realmente escoteiros - não vê seu companheito de patrulha como irmão, então é a hora de rever seus conceitos sobre o que é ser escoteiro.

Futebol no V Jamboree Nacional
Mesmo não gostando de futebol gosto de comparar o Movimento Escoteiro com o Futebol. Os times são os grupos, tropas, patrulhas. Os jogadores e a torcida são os escoteiros. A camisa do time é o uniforme escoteiro. Os chefes são os técnicos. Os monitores são os capitães dos times. Cada um tem sua sede/estadio, seu orgulho, sua obrigação em tentar fazer o seu melhor possivel. Assim como vemos na TV as pessoas agarradas à grade do estádio, beijando a camisa do time, e gritando até a última gota de suor o grito de seu time, assim são os escoteiros. Esses que motivados pelo espiríto escoteiro se agarram até o último tufo de grama no Buldogue para ver sua patrulha vencer, honram o lenço que usam com tanto orgulho e gritam até ficarem roucos que ser sênior hey hey é que é bacana, ser sênior hey hey é que é legal.

O escoteiro não é aquele que no sábado coloca o uniforme vai para a atividade e no que ela termina volta para casa como se nada tivesse acontecido. É como o aluno que vai para a aula e não estuda. O que acontece com esse aluno? Ele normalmente reprova e perde um ano de sua vida. É também assim no escotismo. Se é para ser escoteiro apenas da boca pra fora e não fazer diferença dentro de seu grupo então, novamente, é melhor você rever seus conceitos sobre o escotismo.

O escoteiro de verdade é aquele que diz com orgulho: "Sim, eu sou escoteiro!" Que conversa na frente de todo mundo sobre escotismo e gosta disso. Ninguém é meio escoteiro, se for então é aquela pessoa que não faz falta na patrulha. Assim como ninguém é meio gremista e meio colorado, com certeza nenhum lado vai te aceitar nessa situação. A não ser que você tenha uma dupla personalidade durante um Gre-Nal... Imagina que interessante seria se em todas as rodas de conversa onde se fala sobre futebol as pessoas falassem sobre escotismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário