Não, não estou saindo do Ramo Pioneiro, muito pelo contrário, tem mais um ano e meio pela frente, e que promete ser um grande ano. Esse post é para falar sobre a função de ser Pioneiro, sobre ser Staff, sobre SERVIR! Passada essa semana fantástica que foi o Jamboree Nacional, passam muitas coisas pela cabeça de qualquer um que tenha ajudado na realização do evento, independente da área de trabalho em que atuou. Pode parecer um post bem pessoal, mas serve para todos que um dia já foram, são, ou vão ser Staffs em alguma atividade escoteira, ou simplesmente voluntários no Grupo Escoteiro.
Eu, felizmente, posso dizer com todas as palavras que trabalhei onde mais gosto, fazendo o que mais gosto, dormindo pouco, com muita pressão de horário, mas com um retorno positivo que não tem explicações. Acompanhar, a cada dia, o aumento de visualizações dos vídeos no youtube oficial dos Escoteiros do Brasil, bem como ver no rosto de cada pessoa nas cerimônias de abertura e encerramento e na hora das refeições, as diferentes expressões causadas ao assistirem os vídeos. E, principalmente, os pais que ficaram em casa acompanhando as notícias, fotos e vídeos pela internet e interagindo diretamente com a Equipe de Mídia.
São detalhes como esses que fazem valer a pena cada segundo não dormido, cada minuto esperando renderizar o vídeo, cada cansaço causado entre correr entre a sala de mídia e arena de show que era do lado oposto do campo. Falo isso da minha parte, mas creio que o sentimento de dever cumprido é também de muitos outros Pioneiros e Chefes que trabalharam como Staffs. Pessoas que pagaram para trabalhar. Seja na segurança, enfermaria, desenvolvendo atividades, inúmeras as opções de trabalho que existem em um evento do porte do Jamboree.
Durante esses quatro dias pós jamboree em que estive conectado li várias críticas aos Staffs, ao pessoal do lenço roxo, e outros mais. Confesso que não sou a melhor pessoa para julgar isso, afinal um dia já fui tão chato quanto qualquer pessoa que possa estar reclamando do Jamboree. Sabe aquela música "eu era chato, mas agora eu sou legal, sou legal", então... eu não gosto de cantar hehehe!
Para que a leitura não fique mais longa, escrevo esse post depois de ver esse vídeo que a Vivi, escoteira de São Paulo, me marcou no Facebook. Ela que foi uma das que também fez parte da história desse V Jamboree no que diz respeito aos vídeos, juntamente com o Marcelo e a Barbara. Nem preciso dizer a minha parte favorita aos 57seg =D
Se houver uma forma de explicar o porque de ser escoteiro, porque de ser pioneiro, porque pagar para ir trabalhar, esse vídeo explica tudo.
Se houver uma forma de explicar o porque de ser escoteiro, porque de ser pioneiro, porque pagar para ir trabalhar, esse vídeo explica tudo.
#eusouescoteiropq aprendi a servir! independente de ser Pioneiro, ou já ter passado dessa época, depois que você entende como é bom contribuir para a felicidade dos outros, como diria Baden-Powell, não tem o que tire isso de dentro de ti. Se hoje um escoteiro, um sênior, xingam a organização de um evento, um dia ele vai estar do outro lado e aprender melhor a valorizar como as coisas são feitas, ou então fazer parte desse processo. Foi o que aconteceu comigo, e não me arrependo nenhum pouco disso. Agora se é um Pioneiro que reclama, então acho que é uma boa hora de fazer uma Vigília com seu Clã e conversar sobre o real sentido de servir ao próximo em toda e qualquer ocasião.
E para terminar o post, dois vídeos que fiz no Jamboree. O primeiro que fala justamente sobre o tema desse post, ser staff é? E o segundo que é o resumo dessa semana que passou e, tão cedo, não vai sair da cabeça de ninguém.
5.000 escoteiros | 170.000 pessoas alcançadas pelas redes socias | o personagem principal: você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário