sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Isso é escotismo, a música do Jamboree da Suécia

Um dos passatempos preferidos que tenho é passar horas e horas vendo o que associações escoteiras ao redor do mundo fazem na área de comunicação. A produção de revistas, canal no youtube, fanpage, newsletters, enfim toda essa parte de produzir conteúdo de comunicação escoteira. Faço por diversão, por interesse profissional, por curiosidade, e para ter novas ideias. Há mais de um ano atrás, antes de me forçar a dar uma parada no escotismo e logo voltar, tinha ideia de fazer algo local de história e comunicação escoteira, projeto até parecido com que já tinha feito com amigos em 2010, o +Escoteiros. Agora parece que a ideia pode voltar a sair do papel, mas não é sobre isso esse post.

Sobre vídeos escoteiros, analisando canais do youtube e os vídeos em si, é preciso dizer que os Escoteiros do Brasil vão muito bem, não falo isso por estar envolvido ou parecer puro puxa saquismo, mas é fácil de perceber em comparação com outros. A BSA tem vídeos mais produzidos, mas não tão atuais, a Scout Associaton tem muito mais vídeos e de diferentes temas, o que é muito bom, mas são bem simples. No Brasil temos muitos vídeos, sobre diversos assuntos, e com muita cobertura de atividade, e de qualidadem detalhe que outros não fazem tanto. Se entrar no canal das três acho que concorda que aqui no Brasil estamos muito bem nesse sentido. Um crescimento sensacional da área nos últimos anos. Mas o post ainda não é sobre esse assunto.  

O bacana de ver vídeos escoteiros, em especial vídeo de atividades, tem um detalhe bem importante que é a trilha sonora. E tem uma em especial que me deixa literalmente arrepiado, a música tema do Jamboree Mundial da Suécia, 2011. Sério, é a melhor letra sobre escotismo já feita no mundo, que de tão simples, fala o essencial. 



Quando você tem um minuto, quando você parar e pensar, não é muito difícil encontrar o elo de ligação. 
As pessoas querem as mesmas coisas, sonhamos com um final feliz.

Você diz que quer fazer algumas mudanças. Por que você não começa por fazer amigos?
Você pode tomar uma atitude, agitando uma mão. Se você mudar, o mundo está mudando junto.

Eu estou mudando o mundo de hoje, com um pequeno passo em frente, e é a maneira mais simples.
Podemos começar hoje, cruzando linhas e fronteiras. E a mudança em você, significa que o mundo está mudando também.

Eu tenho um irmão que eu nunca conheci, eu tenho uma irmã que não é apresentado a mim ainda, mas nós queremos as mesmas coisas. Sonhamos com um final feliz. E talvez aquele estranho vindo na sua direção está apenas esperando ser seu amigo.

Vai dizer, é linda essa letra e define exatamente o que é ser escoteiro. Não fala de acampar, de usar uniforme, de conquistar insígnias. Fala de fazer novos amigos, que irão se tornar irmãos, que também sonham com um mundo melhor. Que cada mudança que fizemos em nós mesmos, estamos juntos mudando o mundo. Cruzando linhas e fronteiras, sem preconceitos e discriminação. Que realmente, aquele desconhecido que chega e te cumprimenta em uma atividade está esperando ser seu amigo e logo estarão se chamando de irmãos. 

Por exemplo, tenho um amigo que conheço há seis anos, apenas pelo twitter, mas só fui conhecer pessoalmente no final de semana passado. E em um dia acampado conversando é como se já conhecesse a vida inteira a pessoa. Hoje, um outro amigo que tenho no face, mas que ainda não conheço pessoalmente, está de aniversário, e esse amigo do twitter enviou esse parabéns: "eu conheci muitas pessoas dentro do escotismo, meus 10 anos de movimento me deram muitos amigos, entretanto a vida as vezes nos afasta de alguns, na verdade, da maioria. Existe aqueles que nunca saíram do meu lado e que eu nunca vou deixar saírem de perto, tu foi um dos primeiros que conheci no Ramo Pioneiro, e um dos que eu quero junto comigo quando eu fizer 20 anos,30 anos, 40 anos de escotismo... ou pra resumir, a vida toda." Preciso dizer mais algo sobre essa magia existente no escotismo e que a música do Jamboree resume tão bem?

Admito que muitas vezes eu paro e penso, "porque ainda continuo no escotismo?", essa letra ajuda a explicar. Mesmo com tanto stress que as vezes o movimento causa, e eu não nego que gosto de uma polêmica, existe algo muito maior nisso tudo, e por isso o escotismo é tão fascinante, mágico, viciante. Não vejo outro lugar no mundo hoje para que crianças, jovens e adultos, cresçam pensando em um mundo de novos amigos, sem barreiras entre eles, trabalhando por um mundo melhor. Isso é o escotismo.  E o Ramo Pioneiro é o melhor de todos, mas esse comentário foi só um extra.


Um abraço pro Cassiano do twitter que citei, pro Marx que está de aniversario, pro pessoal do Grupo Igreja do Kelvin no whats - ainda bem que o nome muda seguido - e pra todo mundo legal que segue os mesmos ideias de vida pelo Brasil e pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário